Inclusão em destaque na EEEP Gonzaga Mota

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a inclusão foi o principal tema em debate na Escola Estadual de Educação Profissional Luiz Gonzaga Fonseca Mota, em Amontada. Estudantes, professores e funcionários participaram das atividades inclusivas do 1º Ser Diferente é Normal, numa realização da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), sob a regência do professor Alltemy Moura.
         Foram ofertadas aos alunos oficinas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua de comunicação dos surdos, e sobre o Braille, código em relevo de leitura tátil e escrita, usado por pessoas cegas. No encerramento do primeiro dia de atividades, os alunos puderam conferir o Cinema da Inclusão, com o filme Billy Elliot.
         A atividade que marcou o segundo dia de reflexão sobre a inclusão social foi o amistoso de vôlei sentado. As turmas de Agroindústria, Aquicultura, Guia de Turismo e Informática, formaram suas equipes e integraram-se em partidas do esporte adaptado para pessoas com deficiência física. Foi mais um momento em que os alunos puderam refletir sobre a necessidade de inclusão nos diferentes ambientes sociais; tudo transcorreu em clima de alegria e amizade.
         Para o encerramento do 1º Ser Diferente é Normal, a Sala de Recursos Multifuncionais preparou a exibição de uma reportagem sobre a acessibilidade dos surdos e um coral em LIBRAS, que apresentou a música Dias Melhores, da banda Jota Quest. O coral reuniu 17 alunos de todas as turmas que compõem a Escola Profissional de Amontada, inclusive, teve a importante participação da aluna surda Francisca Suely, da turma de Informática (2º ano).

0 comentários:

Postar um comentário